4
fev

O craque Berg

 Postado por: Carlos Zamith em Rio Negro

O Rio Negro estava de volta aos gramados em 1982, após uma rápida parada para aliviar os problemas financeiros. Contratou reforços de outros centros e formou uma equipe para conquistar o campeonato oficial. Eram jogadores do subúrbio carioca, do futebol paraense e alguns prata da casa que apresentavam boas qualidades para a equipe titular.

BergDentre os que apareceu com destaque, foi o atacante Berg, desconhecido da torcida e que ainda tinha seu nome de batismo nas escalações e nas transmissões, como Ninimberg. A volta do barriga-preta foi contra o Bangu, do Rio, no dia 6 de junho de 1982, no mesmo dia em que o goleiro Clovis deu o seu “adeus” do futebol, no campo da Colina. Nesse mesmo jogo, o Nininberg, que formou como ponteiro esquerdo, teve atuação destacada e nunca mais largou o time titular. Foi campeão pelo Rio Negro em 1982, formando com Tobias, Jair, Marcão, Darinta e Toninho; Dalmo, Patrulheiro e Berg; Pedrinho, Alcindo e Tiquinho.

Berg começou a jogar futebol nas peladas do bairro de São Jorge e aos 12 anos já atuava pelo Comercial do bairro da Gloria e logo depois juvenil do São Raimundo e América dos irmãos Teixeira, até chegar ao Rio Negro em 1982.

Prata da casa de boas qualidades, Berg não demorou muito no futebol amazonense. Jogou pelo Rio Negro no Copão de 1983 e seu último jogo foi contra o Nautico, em Recife, dia 3 de abril desse mesmo ano. Berg foi campeão profissional pelo Rio Negro, em 1982 e um dos artilheiros do time com sete gols.

Contratado pelo Botafogo, do Rio, firmou-se também como titular durante alguns anos, chegando a ser cogitado para a seleção, até que sofreu uma grave contusão que o deixou fora dos gramados quase um ano. Voltou a jogar, mas sem aquela firmeza, sendo emprestado a clubes de outros centros.

O INICIO

Ninimberg dos Santos Guerra, nasceu a 16 de março de 1963 e desde cedo se destacou no infntil do time suburbano Comercial, passou pelo juivenil do América, defendeu o Rio Negro ainda como juvenil ao lado de Gilmar Popoca chegando a titular. Jogou o Campeonato Brasileiro e, pela atuação que teve contra o Flamengo, cujo resultado foi 1×1, em 1982 chamou a atenção do Botafogo, do Rio que o contratou. Berg jogou ainda pelo Americano, de Campos, Atlético, do Paraná, América, do Rio, Madureira, Cerro Portenho, do Uruguai e por último pelo América, da cidade paulista de Rio Preto.

Em  setembro de 1995, prestes a encerrarrar a carreira, veio a Manaus para defender o Rio Negro no Copão Brasil (Terceira Divisão). Fez dois jogos contra o Baré. Perdeu em Roraima por 2 a 0 e empatou no jogo de volta, na Colina, em 3 a 3, sendo desclassificado.

Berg morreu na quinta-feira, 11 de julho de 1996, no Rio de Janeiro, de parada cardíaca, quando jogava uma pelada na praia da Barra da Tijuca. O corpo veio para Manaus, velado no Ginásio do Atlético Rio Negro Clube e foi sepultado em Manaus, no domingo pela manhã, dia 14 de julho de 1996.

Em homenagem ao jogador amazonense, o governador do Estado, Amazonino Mendes, deu o nome de de Ninimberg a um belo ginásio construido no bairro de São Jorge.

Related Posts with Thumbnails

Tags: ,

Esta matéria foi publicada, quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010, às 20:00 e está guardada na categoria Rio Negro. Participe do nosso RSS feed para ter futuros artigos entregues ao seu leitor de feeds. Se você gostou deste post ou não, por favor CONSIDERE escrever um comentário, ou trackback do seu próprio site.

55 comentários

DIDI DO GACIN
 1 

BERG foi um dos maiores jogadores que vi jogar,suas passadas sobre a bola era de uma elegância que deixava seus marcadores sem saber o que fazer.Realmente um craque como poucos,hj deve tar fazendo uma parceria com garrincha de encher os olhos,inclusive de lágrimas de saudade.

sex, 05 de fevereiro de 2010, às 2:44
Jorge Luiz
 2 

O Berg,foi um daqueles jogadores que chamam a bola de você,craque,com a bola nos pés era sempre perigo para a equipe adversária esse sim era um ORGULHO DE SER AMAZONENSE.
SAUDADES

sex, 05 de fevereiro de 2010, às 11:44
 3 

BERG foi o melhor jogador do futebol amazonense q vi jogar, UM CRAQUE, não fosse a grave contusão q sofreu, com certeza teria disputado copa do mundo pela Seleção Brasileira. QUE DEUS O TENHA.

sex, 09 de abril de 2010, às 20:09
 4 

que em paz descanse. eu tenho sua foto, no placar dos campeoes de 1982, na equipe de rio negro.

qui, 29 de abril de 2010, às 7:04
José Fernando Canto da Silva
 5 

Tive o privilégio de ver o elegante futebol de BERG em um amistoso onde o Botafogo jogou em minha querida Parintins lá pela década do 80. Que Deus o tenha Berg!

seg, 10 de maio de 2010, às 14:27
Aldembergue Guerra
 6 

Meu irmão querido e amado, craque e humilde de coração, nossa família sente muitas saudades de vc.

seg, 07 de junho de 2010, às 22:40
Aloisio Filgueiras Jr.
 7 

Prezado Zamith, eu sou torcedor fanatico do Mengao. Em 1982, fui ‘a Colina com um grupo de amiguinhos do Ida Nelson – todos na ‘epoca com 14, 15 anos – assistir Flamengo vs Rio Negro. Ao final 1 a 1, e nos perguntavamos uns aos outros: QUEM ‘E AQUELE LOURINHO DO CABELO CACHEADO, DO RIO NEGRO? O CARA ENLOUQUECEU O ANDRADE, O ADILIO, O LEANDRO, O MOZER, O MARINHO E O JUNIOR/ O nome dele era Berg. Naquela noite ele foi o CARA. Foi um choque quando soube que morreu aos 33 anos, do coracao quando batia uma pelada na Barra da Tijuca. Descanse em paz, Berg! Que Deus o Tenha!

qui, 10 de junho de 2010, às 21:32
Carlos Zamith
 8 

Aloisio:
O jogo a que voce se refere, ocorreu em 03-02-1983, na Colina e não em 1982. O resultado foi Rio Negro 1 x 1 Flamengo. Tiquinho (já falecido) marcou para o Rio Negro no 1o. tempo e Zico para o Flamengo, no tempo final. Público pagante de 18,300.

Rio Negro – Tobias, Jair, Toninho, Darinta e Tonho; Dalmo, Zé Luis (Raulino) e Berg; Pedrinho, Alcindo e Tiquinho.

Flamengo- Raul, Leandro, Figueiredo, Marinho e Junior; Andrade, Adilio e Zico; Robertinho, Baltazar e Lico (Edson).

dom, 13 de junho de 2010, às 8:03
carlinho
 9 

foi un grande amigo excelente jpgador era meu sobrinho, eu o acompanhei no jogo que fez volta o coritiba para a primeira divisao la no blumenau

seg, 05 de julho de 2010, às 12:53
Mosani Santiago
 10 

Com certeza foi um craque, inclusive ganhou no ano de 1987 a bola de prata da revista Placar como melhor ponta esquerda.
Seleção: Taffarel (INT), Luiz Carlos Winck (INT), Aloísio (INT), Luizinho (ATM), Mazinho (VAS), Norberto (INT), Milton (CTB), Zico (FLA), Renato Gaúcho (FLA), Renato (ATM) e Berg (BOT).
Valeu Berg!

qua, 28 de julho de 2010, às 14:50
Harlen
 11 

Sr. Zamith, minha pergunta ñ tem nada a ver com futebol, quero saber se o senhor tem algumas informações dos fundadores da santa casa de misericórdia aqui em Manaus, quem foram eles?

sáb, 31 de julho de 2010, às 7:46
 12 

QUERIDO AMIGO

SOU TORCEDOR DO RIO NEGRO. SOU PRIMO DO EX CRAQUE JOSÉ CLAUDO TRICAMPEÃO AMAZONENSE PELO RIO NEGRO NO VIVALDÃO. GOSTARIA DE FOTOS DO MEU PRIMO QUANDO JOGAVA. PODE ME AJUDAR A OBTÊ-LAS?
GRANDE ABRAÇO DO PASTOR BARBIRATO…

qua, 15 de setembro de 2010, às 9:19
Francisco de Assis - Conhecido como Totó
 13 

Niniberg Guerra o Berg, foi meu amigo de infancia, fomos criados no bairro de são jorge, tive a oportunidade de jogar com o Berg, no Juniores do America, hoje moro em Bela Cruz-ce sou Pr. da Primeira Igreja Batista. Fiquem na paz de Cristo

qui, 23 de setembro de 2010, às 21:13
Aloísio Filgueiras Jr.
 14 

Prezado Sr. Zamith, obrigado por lembrar-me da data exata do jogo, 03/02/1983. Nossa Senhora, que timão tinha o Rio Negro: Tobias, Darinta, Jair, Tonho, Dalmo, Alcindo, Berg … Puxa vida, quantas saudades de uma época em que nosso futebol era temido e dava um sufoco em casa em quem quer que fosse. E olhe que meu MENGÃO era então o atual Campeão Brasileiro, tinha sido Campeão Brasileiro 80/82, Mundial e Libertadores em 81, e seria Campeão Brasileiro novamente naquele 1983, mas aqui teve que respeitar e tomou uma canseira (tá certo que 17 dias depois, o MENGÃO meteu 7X1 no Maracanã). Mas, por que – em casa – não pode mais ser assim? Por que vivermos de série D sei-lá-o-quê? É triste, muito triste como nosso futebol acabou. Obrigado por tudo e um abraço.

qui, 30 de setembro de 2010, às 10:04
rudimar costa
 15 

tive o prazer de enfretar o craque berg quando jogava pelo princesa izabel, era difícil marca-lo, foi num jogo pelo campeonato de infanto juvenil no campo da colina rio negro x princesa izabel, jogavam pelo rio negro, o goleiro barata, tostão, popoca treinados pelo edinho e pelo princesa, júlio cesar, dal, maneco, rudimar. elias entre outros, bons tempos .que DEUS esteja com você.

sáb, 16 de outubro de 2010, às 15:18
Ronaldson
 16 

Grande desportista Zamith! Gostaria que vc. publicasse algo sobre as vitórias do Libermorro frente a equipe do Nacional Futebol Clube, pelo campeonato amazonense de 1983.
Grato.

ter, 29 de março de 2011, às 16:25
CARLINHOS JAPIIM II
 17 

Um grande jogador BERG, acompanhei esse time do Rio Negro era um timaço, time do sul vinha aquí só perder e BERG enrolava todos e botava debaixo do braço.

dom, 19 de junho de 2011, às 19:36
Jaco Seixas
 18 

Quero tirar uma dúvida. O berg chegou a jogar pela seleção brasileira de novos??
Aguardo resposta.

sex, 05 de agosto de 2011, às 8:46
Anônimo
 19 

Jacó:
Estou pesquisando a respeito de Berg. Aguarde.

dom, 07 de agosto de 2011, às 10:18
Renata
 20 

Simplesmente foi um grande nome dentro do futebol do Amazonas…
Saudadesssss

ter, 23 de agosto de 2011, às 13:15
everton
 21 

MEU PAI ERA AMIGO DE BERG CRIADOS NO BAIRRO SÃO JORGE JOGARAM JUNTOS NO RIO NEGRO;MORAVAMOS AO LADO DA CASA DE SUA FAMILIA HOJE TENHO A HONRA DE SER AMIGO DE SEU IRMÃO MAIS FAMOSO, WORLEY,O BERG CANTOR. GRANDE ABRAÇO A TODA SUA FAMILIA

qui, 27 de outubro de 2011, às 1:58
Assis
 22 

Carlos Zamith,

Quero deixar grande recordação, por ter tido o prazer de participar do time do infanto juvenil do AMERICA FUTEBOL CLUBE, dirigido na epoca pelo treinador Professor “Dinho” (Edinho Candido Jucá), no qual fazia parte o goleiro Paulo Sérgio, Wanderley Modesto, Professor Said, Itotuzi, Berg, Vasquinho, Charles, Totó, Sérgio, reconhecer e parabenizar o grande trabalho desenvolvido pelo Professor Dinho a frente dessa grande agremiação com grandes valores revelados para futebol Amazonense.

ter, 08 de novembro de 2011, às 12:30
isfran bastos
 23 

fui colega de cólegio do berg no solon de lucena,em 1983, depois ele foi para o rio negro, e eu fui para o nacional, junto com sergio duarte e camarão, hoje estou morando em são paulo em decorrencia de um cancer, abraços para murica fernandinho sergio macápa, zezinho, e toda turma em breve espero voltar para manaus, um abraço carlos, que deus o abençoe.

sáb, 21 de janeiro de 2012, às 16:47
 24 

Gostei do site…me ajudou muito numa pesquisa.

dom, 18 de março de 2012, às 19:10
ANTONIO CARLOS GONÇALVES
 25 

SAUDADES DO GRANDE CRAQUE DO FUTEBOL AMAZONENSE E DO MEU FOGÃO, O GOL CONTRA O FLAMENGUINHO EM 1983 NA GOLEADA DE 3 X 0
FOI APOTEÓTICO. DEUS O PROTEJA.

sex, 23 de março de 2012, às 8:46
rodrigues Neto
 26 

Existiu algum goleiro, negro, que tenha jogado no Flamengo e depois no America ou vice e versa? Não sei data precisamente.

ter, 03 de abril de 2012, às 1:59
GILCIMAR MONTEIRO
 27 

TIVE O PRAZER DE JOGAR COM O BERG NO DENTE DE LEITE DO SÃO RAIMUNDO EM 1976,O TREINADOR ERA O ADVOGADO LUIS JUNIOR E NOSSO CENTRO AVANTE ERA O FREITAS.EU ERA BANCO MAS DEIXEI MEU GOL CONTRA O FAST NO CAMPO DO GENERAL OSÓRIO HOJE COLÉGIO MILITAR RESULTADO DO JOGO FOI TUFÃO 4X1 FAST.TEMPO BOM.O RIO NEGRO FOI CAMPEÃO NESTE ANO E TINHA O GILMAR POPOCA.

dom, 08 de abril de 2012, às 21:20
Assis
 28 

Carlos Zamith,
Quero deixar grande recordação, por ter tido o prazer de participar do time do infanto juvenil do AMERICA FUTEBOL CLUBE, dirigido na epoca pelo treinador Professor “Dinho” (Edinho Candido Jucá), no qual fazia parte o goleiro Paulo Sérgio, Wanderley Modesto, Professor Said, Itotuzi, Berg, Vasquinho, Charles, (Assis)Totó, Sérgio, reconhecer e parabenizar o grande trabalho desenvolvido pelo Professor Dinho a frente dessa grande agremiação com grandes valores revelados para futebol Amazonense.

sáb, 19 de maio de 2012, às 21:56
Jorge Alberto Ramos
 29 

O Berg jogou uma partida pela seleção brasileira, ainda nos anos 80, o treinador era o Parreira. Lembro que foi substituido por contusão, entrando no seu lugar o jogador Renê, que era do Fluminense.

qua, 27 de junho de 2012, às 15:20
PEDRO HENRIQUE
 30 

Sem duvida o Berg foi um craque, eu o ví jogar
em Manaus e no Rio.
E por onde anda o Fernadinho do Nacional?

sáb, 30 de junho de 2012, às 23:58
JAIR TRINDADE DA SILVA CIRNE
 31 

Olá amigos, sou privilegiado, pois joguei com este grande craque (BERG), concentramos juntos convivemos muitos anos. Foi uma perda prematura e lamentável, pra deixar adãozinho no banco de reservas, deveria jogar muito e eu sou prova disso. Incrivel como quando ele pegava na bola, tinha endereço certo, nas costas do lateral esquerdo adversário, para mim. Entrosamento este conseguido durante as concentrações, comentávamos de como iamos jogar contra os adversários, ficavamos no mesmo quarto de concentração, pois tinhamos algumas virtudes dos demais colegas de equipe, não bebiamos e nem fumavamos, jogamos muito por amor à camisa, inclusive na pequena temporada que estivemos juntos no botafogo. Como sinto saudades do amigo, companheiro e profissional que ele era. Ficam as recordações e falar de BERG é adentrar no profissionalismo e no Ídolo de sempre do nosso futebol.

qui, 12 de julho de 2012, às 22:02
Lauro Cirilo de Oliveira Filho
 32 

Jair, minha geração é dos anos 70, vc Berg e outros craques é da geração dos 80 e 90 se ñ estou enganado. Jair além do teu vigor fisico vc tambem era craaaaaqqqqqqquuuuueeeee…….
Um abraço,
Lauro Goiaba

sex, 13 de julho de 2012, às 10:25
walter azevedo
 33 

Zamith, gostaria de fazer uma ERRATA ao colega Rudimar Costa, que acima subscreve.
O Berg, na época infanto-juvenil jogava pelo América, como dito pelo Assis. Essa época era 79, eu jogava pelo Taruma. O América quebrou a invencibilidade do Taruma no primeiro jogo do segundo turno fazendo um a zero. Outro ponto. O time do América era bom, mas o Taruma e o Princesa, assim com o Cliper eram bem melhores. Forte abraço a todos especialmente a vc Zamith a ao meu amigo Rudimar.

qua, 25 de julho de 2012, às 15:26
luiz Carlos de Jesus Vieira
 34 

Era um craque, tive o privilégio de conhecê-lo nas ruas do Bairro de São Jorge, meu irmão jogou com ele no time do america, meu primo tem até hoje a camisa ofcial do botofago autógrafada por ele.Eu assisti o jogo rio negroxmulambada de 1983,o carpegiane gritava pega esse louro, ele deu um baile. Que o Grande Arquiteto do Universo o tenha e guarde!

qui, 23 de agosto de 2012, às 10:02
jaco pacheco
 35 

valeu desgraçado!!!!!!!!!!!!!!!!

dom, 26 de agosto de 2012, às 2:48
jaco pacheco
 36 

ei vc jogou com ele foi???

dom, 26 de agosto de 2012, às 2:49
jaco pacheco
 37 

ei Jorge Mano fala ai!!!

dom, 26 de agosto de 2012, às 2:50
Orlando Zi
 38 

Zamith, obrigado por colocar as informaçaoes de data placar e autor dos gols do Jogo RN X FLA. Eu também achava que tinha sido em 82, como os mulekes do Ida Nelson. Esse jogo é absolutamete inesquecivel pra mim. Foi um dia de muita emoçao alegria e sofrimento pra mim que estava com 17 anos. Sofri o jogo todo no meio do aperto absrdo que estava na arquibancada da minuscula colina. E nunca vou esquecer da alegria e da emoçao de estar ali vendo tao de perto os craques daquele inesquecivel timeo do Fla e de estar vendo O ZICO tao de perto. Foi maravilhoso. O Berg Jogou muito, acabou com o jogo, fez muitas jogadas ofensivas, deu dribles nos craqed o fla, arrebentou em ccampo. Só tenho uma dúvida. O gol do Zico foi olimpico? Tenho na mnha memória que sim, nao enho certeza. Vc sabe me dizer?

sáb, 01 de setembro de 2012, às 12:18
Cintia
 39 

Foi um grande jogador, só á nível de conhecimento o Berg nasceu na Costa do Paratari interior de Manacapuru.

sáb, 01 de setembro de 2012, às 22:41
rogerio
 40 

berg um craque a torcida do botafogo nunca vai te esquecer bons tempos que o futebol era futebol nao esse comercio de ganaciosos de hj em dia

seg, 03 de setembro de 2012, às 20:32
 41 

Tenho 17 anos de idade, sou um torcedor fanático do Atlético Rio Negro Clube, infelizmente nosso futebol vive uma péssima fase, e fico muito emocionado ao ler essas histórias sobre meu Galo e sobre os nossos ídolos.
Parabéns pelo trabalho, Sr Zamith.

sex, 14 de setembro de 2012, às 1:43
Carlos Zamith
 42 

Yan:
Grato pelas palavras de incentivo, Quanto aos titulos do Rio Negro em jogos interestaduais, há dificuldade em comentar, pois ninguém teve o cuidado de arquivar.

sex, 14 de setembro de 2012, às 8:35
miguel ricardo
 43 

Presenciei naquele jogo contra o Flamengo um dirble efetuado por Berg encima do Zico. Nunca vi o “Galinho” perdido como o vi naquele lance. Na época eu tinha 22 anos de idade e até hoje, com 52, não esqueço daquela cena: fora uma obra de arte.

sáb, 15 de setembro de 2012, às 21:41
Carlos sidney
 44 

Parabens pelo blog! Tbm estive nesse jogo tinha 14 anos, meu saudoso pai me levava p/ o estadio desde 1978 vi muitos jogos na Colina e Vivaldo Lima, Berg foi um dos melhores jogador do Am, vi o São Raimundo crescer nos anos 90, falavam que a torcida do tufão cabia numa Kombi, ainda vou ao estadio e torço pelo futebol Amazonense. Valeu B. Velho

dom, 23 de setembro de 2012, às 12:51
Craveiro Lopes
 45 

Estava nesse jogo de 1983 Rio Negro 1 x 1 Flamengo. O Alcindo levantou o Leandro pela gola da camisa. Lembro que o primeiro tempo terminou 1 x 0 pro Rio Negro, mas n segundo Zico empatou. Valeu pela lembrança.

seg, 24 de setembro de 2012, às 20:51
Carlos Zamith
 46 

Prezado Caveiro:
Na 2a. edição do livro “Bau Velho”, à venda na Livraria Valer, está a biografia completa do goleiro Toinho de Aquino,

ter, 25 de setembro de 2012, às 15:26
Craveiro Lopes
 47 

Obrigado Zamith, quando for a Manaus for adiquirir a 2ª edição, já que a 1ª ganhei do senhor com direito a dedicatória.
Um grande abraço

qua, 26 de setembro de 2012, às 7:49
Gregorio Montenegro Rodrigues
 48 

Estive nesse jogo em 03/02/1983. na colina Rio Negro XFllamengo empataram em 1X1.Berg foi o craque do jogo.

sáb, 13 de julho de 2013, às 14:32
Serg10 Gomes
 49 

Tive o prazer de conhecer o Berg na época que jogava no Rio Negro e, após os treinos, se dirigia até o IEA onde treinava com o nosso time de Futsal para os JEAM’s…lembro que depois foi para o Botafogo e, em um treino do time na colina, se dirigiu até a mim junto com o jogador Paulinho Criciúma!!! Bom jogador e um cara muito humilde. Deus é contigo amigo!!!

dom, 18 de agosto de 2013, às 16:32
Geobe Amorim Filho
 50 

Disputamos os Jogos estudantis Brasileiros (eu era o goleiro) juntos em 1980 e ficamos em 5° lugar defendendo o Amazonas entre todas às Seleções dos estados Brasileiros. Nosso técnico era o grandioso Antonio Piola.
Se o futebol Amazonense olhasse melhor para os Jovens, naquela época poderíamos ter alguns BERGs pois o time estudantil era de dar orgulho.

seg, 16 de setembro de 2013, às 15:28
manoel pardo BRASILIA DF
 51 

CARLYLE,

VC TEM DADO, FOTOS SOBRE O LABOR E. CLUBE,

sáb, 19 de outubro de 2013, às 19:51
Celma Leite
 52 

Grande Berg! Nos conhecemos no Rio de Janeiro, era amiga do Wagner lateral esquerdo do Botafogo. E sempre quando havia um carrasquinho na casa do Wagner. Ele marcava presença. E fora isso: Berg vivia por Marechal Hermes. Ele chegou a morar em Madureira na Rua Firmino Fragoso. Ele andava com um Bugre pelas ruas de M. Hermes. Gente Fina. Eu, como Botaguense! Só tenho agradecer pelos anos do meu glorioso time, com o saudoso Berg fazendo parte dele…

seg, 10 de março de 2014, às 22:30
Mario de Carvalho
 53 

Um dos grandes nomes que passaram pelo Botafogo sem duvida.

qua, 12 de março de 2014, às 14:44
Alexandre Coronel
 54 

Joguei com Berg na Seleção amazonense estudantil em 1980 o técnico era o Antonio Piola. Ficamos em quarto lugar sem disputar o terceiro. Berg já era craque e foi destaque daquela seleção junto com Fabinho, que acabou indo para o Fluminense. Popoca já estava no Fla e jogou pela seleção do Rio aquele JEBS. Acompanhei a carreira de Berg era um grande amigo. Até hoje fuço a net atrás de informações dele. Sou militar coronel e moro em Cuiabá -MT minha família mora em Manaua

ter, 20 de maio de 2014, às 21:55
Carlyle Zamith
 55 

Valeu Alexandre. Fica aqui o seu registro importante daquele tempo bom.

ter, 03 de junho de 2014, às 23:01

Deixe um comentário

Nome (*)
E-Mail (não será publicado) (*)
Site/Blog/Orkut/etc...
Escreva aqui seu comentário